Expectation
s. f.,
1. esperança baseada em supostos direitos, probabilidades ou promessas;
2. esperança;
3. probabilidade;
4. expectação.
No caso de incerteza, expectativa é o que considera-se o mais provável de acontecer. Uma expectativa, que é uma crença centrada no futuro, pode ou não ser realista. Um resultado menos vantajoso faz surgir a emoção do desapontamento. Se algo acontece sem ser esperado, isso é uma surpresa. Uma expectativa sobre o comportamento ou atuação de outra pessoa, expressa àquela pessoa, pode ter a natureza de um forte pedido ou de uma ordem.
Em Emoção e Adaptação, Richard Lazarus afirma que as pessoas se acostumam com experiências de vida positivas ou negativas, que levam a expectativas favoráveis ou desfavoráveis em relação a circunstâncias do presente ou do futuro próximo. Lazarus observa que o principio filosófico amplamente aceito de que "a felicidade depende do histórico psicológico da pessoa - isto é, do padrão geral de expectativas e humor existêncial - e não pode ser prevista sem referência à" expectativa da pessoa.
Também em relação à felicidade e infelicidade, Lazarus observa que "pessoas cujas condições objetivas de vida são aquelas de penúria e privação geralmente fazem uma avaliação mais positiva do seu bem-estar", enquanto "pessoas que estão objetivamente bem... geralmente fazem uma avaliação negativa do seu bem-estar." Lazarus argumenta que "a explicação mais sensata a esse paradoxo aparente é que as pessoas... desenvolvem expectativas favoráveis ou desfavoráveis" que guiam tais avaliações.
...
Tudo o que o indivíduo faz gera uma expectativa. Talvez o resultado não seja o esperado. A resposta pode não ser o que ele desejava. Ou a falta da resposta pode ser mais prejudicial do que o retorno mais negativo.
Solução? Crie expectativas, mas não se prenda a elas. São possibilidades, não certezas.
So be it.
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário